Oi

Sejam Bem vindos

domingo, 23 de agosto de 2009

Pedagogia

Origem

A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução).

Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas. (Fonte www.wilkipedia.com.br)


Quando decidi graduar-me em Pedagogia, me veio a seguinte pergunta:

O que é Pedagogia?

Então iniciou-se, meu interesse, por essa área desconhecida, por mim,

até aquele momento, daí fiz uma pesquisa e obtive as seguintes respostas....

Precisamos localizar o termo “pedagogia”, e ver o que cai sobre sua delimitação e o que escapa de sua alçada. Para tal, a melhor maneira de agir é comparar o termo “pedagogia” com outros três termos que, em geral, são tomados – erradamente – como seus sinônimos: “filosofia da educação”, “didática” e “educação”.

"O termo “educação”, ou seja, a palavra que usamos para fazer referência ao “ato educativo”, nada mais designa do que a prática social que identificamos como uma situação temporal e espacial determinada na qual ocorre a relação ensino-aprendizagem, formal ou informal".

"trata-se da pedagogia como o campo de conhecimentos que abriga o que chamamos de “saberes da área da educação” – como a filosofia da educação, a didática, a educação e a própria pedagogia, tomada então em sentido estrito. Mas, de fato, é em um sentido estrito que a pedagogia nos deve interessar. Pois, quando ampliamos a extensão do termo o que resta pouco nos ajuda a entender o quadro no qual se dá a diferenciação dos saberes relativos ao ensino.

"A pedagogia, em um sentido estrito, está ligada às suas origens na Grécia antiga. Aqueles que os gregos antigos chamavam de “pedagogo” era o escravo que levava a criança para o local da relação ensino-aprendizagem; não era exclusivamente um instrutor, ao contrário, era um condutor, alguém responsável pela melhoria da conduta geral do estudante, moral e intelectual. Ou seja, o escravo pedagogo tinha a norma para a boa educação; se, por acaso, precisasse de especialistas para a instrução – e é certo que precisava –, conduzia a criança até lugares específicos, os lugares próprios para o “ensino de idiomas, de gramática e cálculo”, de um lado, e para a “educação corporal”, de outro". (Fonte:http://www.centrorefeducacional.com.br/pdaguira.htm)

Na Universidade que escolhi, UniABC, também tive várias explicações teóricas do que é Pedagogia, mas foi, somente atuando que comecei a minuciar, o que de fato, é a Pedagogia, pois ser um Pedagogo, vai muito além das descrições dos livros, das revistas e de todos os materiais de pesquisa, que tratem dele, e foi pensando em todas pessoas que como eu, escolheram ser Pedagogos que criei esse blog, para trocarmos experiências, aprender e espalharmos a mágia que advém dessa profissão tão maravilhosa e que muitas vezes não é valorizada como de fato merece

Jel